quarta-feira, 4 de maio de 2011

Perfil do Coordenador Pedagógico


Não há docência sem discência.
Ensinar exige o reconhecimento e a assunção da identidade cultural
A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática, porque Ensinar é criar a possibilidade da produção do conhecimento ou da sua construção. “Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado”. Não há docência sem discência. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” - Paulo Freire
Ao escrever estas palavras, o autor sucinta como é importante compreender o processo de conhecer como ato de aprender e de criar, se inter-relacionam profundamente, eis um dos desafios do coordenador conhecer seu grupo e sua comunidade, esta é uma das práticas que o coordenador deve ter.
Entender que seremos criadores e criaturas, trabalhando dialogicamente com seres inacabados que somos acrescidos de uma herança cultural que deve ser preservada e resguardada, pois é instrumento de reflexão e crescimento social e profissional.
Paulo Freire trás em seu livro muitas reflexões acerca da identidade cultural e da postura política dos educadores, que recaem sobre nós gestores como um turbilhão, é necessário que o coordenador tenha sua concepção de ensino, porém que tenha acrescido como herança cultural todas as outras concepções que por sua vez permeiam o trabalho do professor. Pois apenas desta maneira terá instrumento para validar o trabalho do professor fazendo-o refletir sobre sua prática diária.
Mara Regina Tiburcio da Silva

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